Tuesday, February 5, 2013

Impressões sobre Paris, os Táxis



Aqui nos EUA, onde vivo há 33 anos, estamos acostumados com uma dieta quase homogênea de táxis Chevrolets e Fords. Quando cheguei ainda havia muitos Checkers em circulação, aqueles carros grandões com aparência de anos 50, construídos especificamente para ser usados como taxis, mas durante os anos 90 estes desapareceram completamente das ruas de Nova York.
Nessa mesma década, apareceram alguns Peugeot diesel, e me lembro de ter visto até mesmo um Mercedes Diesel nas ruas de Nova York.

Hoje existe um pouquinho mais de diversidade em Manhattan, com alguns SUV de marcas diferentes, inclusive Honda e Toyota, mas a grande maioria dos taxis da grande cidade, e por que não dizer, de Miami e do resto do país também, são Chevrolets e Fords.
Aqui já começa a grande diferença de Paris. Antigamente, quase todos os taxis da cidade eram Mercedes, Citroen e Peugeots grandes, até porque poucos eram os fabricantes europeus que faziam carros de porte grande. Mas em 2009 a variedade dos taxis em Paris é facilmente detectável até por aqueles que não são muito apaixonados por carros.

Na minha recente viagem à cidade, pessoalmente vi taxis das seguintes marcas: Peugeot, Citroen, Renault, Mercedes-Benz, Audi, BMW, Opel, VW, Volvo, Fiat, Skoda, Honda, Mitsubishi, Toyota, Mazda, Honda, Hyundai, Chevrolet e Chrysler. Ou seja, carros franceses, alemães, italianos, suecos, coreanos, japoneses, tchecos e americanos. Acho que vi um SEAT espanhol, mas não tenho certeza. Curiosamente, nenhum Ford.

Havia taxis sedãs, SUVs, peruas e vans, de tamanhos e modelos diferentes. Andar de taxi em Paris lhe dá a oportunidade de fazer um test drive (como passageiro, é claro) de uma ampla gama de carros, e se tiver sorte, andar em carros de alto luxo como BMW, Mercedes e Audi.
A grande surpresa foi ver (e andar) em um Chrysler americano usado como taxi. Foi uma boa experiência.

Quando ao estado dos carros, são muito mais limpos e cheirosos do que os carros americanos. Acho que nos EUA as frotas utilizam seus carros 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que não dá chance de mante-los limpos. Depois dizem que o francês não toma banho...Sei não...

No comments:

Post a Comment