Tuesday, February 5, 2013

Impressões de Paris, Não despreze o conhecimento da população



Muitas vezes o turista quer dar uma de bonzão, como se conhecesse um local melhor do que aqueles que lá vivem só porque está cheio de livros turísticos. Nunca se deve desprezar o conhecimento da população local. Nunca.

Decidimos visitar Montmartre de metro. Tudo bem.

Descobrimos que a estação era Abess. Tudo bem.

Chegamos de trem na estação sem problema. Tudo bem.

Ao adentrarmos a escadaria da saída, havia um elevador com muitos franceses na fila. Eu e minha esposa não titubeamos. "Bando da franceses frouxos", certamente pensamos. Vamos subir a escadaria. TUDO MAL!!!!

No meio do caminho me recordei que Montmarte é o ponto mais alto de Paris. Ou seja, o metro não é mais profundo ali, mas a rua fica num local muito alto! A escadaria não terminava. Inúmeras vezes pensei em desistir, morrer a apodrecer ali, uma morte inglória na escada, que se não era tão alta como a da Torre Eiffel, chegava perto.

Sempre achei que devemos pagar pelos nossos erros, e minha punição foi chegar até o topo da estação, no mesmo dia e sem auxílio de paramédicos, em vez de voltar e tomar o elevador.
Uma vez fora da estação, fiquei um pouco perdido para achar o Museu do Salvador Dali, que tanto queria ver, mas meu GPS interno é razoável. O único problema é que tive que enfrentar outra longa escadaria.

Depois de satisfazer minha curiosidade artística e de finalmente comer um cassoulet, recusei uma visita a Sacre Couer. Juro que teria um ataque se me deparasse com outra longa escadaria. A opção melhor foi passear num simpático trenzinho, que nos levou a Pigalle, terra firme - ou baixa, ou quem sabe, baixaria, como queiram.

No comments:

Post a Comment