Tuesday, February 5, 2013

Bruxelas, a terra dos quadrinhos

A Bélgica é conhecida por diversas coisas. O pequeno país tem 350 fábricas de chocolate e 800 marcas de cerveja. Além disso, a batata frita, conhecida como french fries nos Estados Unidos, na realidade á uma invenção belga. A culinária do pais também se tornou bastante famosa nos últimos anos.

Entretanto, na área dos quadrinhos a Bélgica também tem um desempenho excepcional. Na realidade, é possível que salvo pelo Japão, é o único país que resta no mundo que leva histórias em quadrinhos a sério.

Além de Tintin e Smurfs, há uma série imensa de autores de quadrinhos belgas. Suas obras podem ser compradas em diversas lojas especializadas em Bruxelas, de um tamanho que nunca vi em outro lugar do mundo. Estas lojas também têm livros e revistas de autores de outros países, pois os belgas são fanáticos por quadrinhos, não necessariamente somente belgas.

De onde veio tal paixão? Sou suspeito em dizer isso, porém, acho que a origem deste amor belga pelos quadrinhos vem de longe, de fato, deste os quadros dos pintores flamengos Hieronymus Bosch, e principalmente, Pieter Bruegel. Os quadros de Bruegel eram cheios de ação, e muitas figuras, muitíssimas. Além disso, as gordinhas figuras humanas do pintor belga parecem quase personagens de quadrinhos que surgiriam no século XIX.

Nas lojas de revistas e livros você pode comprar também bastante parafernália quadrinhística, principalmente do meu amado Tintin. Chaveiros, dioramas, carros, bonecos, etc, etc.

Não deixe de visitar uma dessas lojas se for a Bruxelas.

No comments:

Post a Comment