Tuesday, February 5, 2013

Hotel Mem de Sá



A gente começa a ficar mais velho e fica também mais bobo. Lembranças disso, daquilo. Achei esta lembrança do Hotel Mem de Sá em um site na Internet. Foi o primeiro hotel em que me hospedei no Rio de Janeiro, com meus pais, no longínquo ano de 1968. Não me lembro do saguão, mas lembro bastante do quarto, e de plantas que ficavam dançando a noite inteira na parte externa do quarto, e cuja silhueta podia ver pela janela. Achei que eram duendes - nada melhor do que a imaginação infantil. Quando comecei a frequentar o Rio, nos anos 80, o hotel já tinha ido para o brejo.

Foi nessa viagem que visitei o Corcovado e o Pão de Açucar pela primeira vez. Neste último, vi aqueles copinhos contendo um gel colorido, que os vendedores fingiam jogar na sua cara. No Corcovado, comprei um conjunto de pedras semi-preciosas que simplesmente amava e tiramos uma foto que se perdeu na mudança para os Estados Unidos.

Também me lembro de um gostoso passeio de barco para a Ilha de Paquetá. Havia um bailinho de carnaval a bordo, embora não fosse carnaval. Coisas do Rio nos anos 60.

Nessa primeira viagem ao Rio fomos num confortável ônibus da Viação Cometa. Lembro que a toalhinha de encosto de cabeça era bem cheirosa, e que o ônibus parava na estrada num local onde vendiam um biscoitinho de manteiga fora desse mundo.

No comments:

Post a Comment