Wednesday, February 6, 2013

Impressões de Paris II - a Coincidência


Adoram dizer que todo francês é antipático, que maltrata os turistas, etc. O que vi em Paris 2009 é exatamente o contrário. Em todos os lugares que entrei, era atendido com um sorridente bonjour, ao passo que nos EUA, ouvir good morning ou good afternoon é uma grande raridade. Até mesmo no supostamente simpático Brasil, cumprimentar uma pessoa na chegada é uma exceção, e não a regra.

Ocorre que eu e minha esposa falamos francês, e isso faz toda diferença. Temos que entender que até alguns anos atrás o francês, e não o inglês, era o idioma internacional, idioma que unia a diplomacia, cultura e nobreza do mundo, a até mesmo o mundo dos negócios. Falava-se francês não somente na corte brasileira, como até na corte inglesa, em Londres, berço da língua que superou o idioma gálico. Ou seja, existe um pouco de ressentimento, principalmente em relação aqueles que procuram falar inglês na França. Para mim, isto é normal.

Vez por outra, aparecia algum garçom ou lojista mal humorado. Encontramos um no primeiro lugar em que comemos, um café do outro lado da rua do museu do Rodin. O cara simplesmente está de mal com a vida.

Ás vezes aparecia um mais sarcástico, e num caso, um piadista.

Era aniversário da minha esposa, e queria ir a um restaurante diferente. Achei um que supostamente servia cassoulet, e fomos para lá, em St. Germain. Logo de cara o garçom começou com piadinhas. Não sou de engrossar, mas estava começando a ficar incomodado. O cara era um pouco espaçoso para meu gosto.

No meio das piadas, descobriu que somos brasileiros. Daí veio a pergunta inevitável, em que cidade vocês vivem. Dissemos que não moramos no Brasil, e sim em Miami Beach.

Surpresa das surpresas, o garçom nos diz que seu irmão também mora em Miami Beach, e começa a escrever o endereço. O irmão mora no número 920 da nossa rua, e nós moramos no 900. O irmão do espaçoso garçom é nosso vizinho!!

Bastou para superar a má impressão inicial. Ficamos de procurar seu irmão, e o garçom até nos ofereceu alugar seu apartamento parisiense por um mês, por 1000 euros!

Dica, se quiser visitar Paris, aprenda pelo menos o básico em francês. Vale a pena.

No comments:

Post a Comment