Sunday, December 8, 2013

Easyjet

Na minha mais recente viagem à Europa tive a minha primeira experiência com uma empresa aérea "low cost" local, a Easyjet.

Confesso que já ouvi muitas coisas ruins sobre tais empresas, e esperava o pior. Entendo que o seu "business model" consiste de facilitar a viagem a pessoas que viajam com pouca bagagem, o que nunca é meu caso e da minha esposa, pois gosto de comprar livros, muitos livros, que são pesados. A nossa viagem pela empresa se iniciaria em Veneza e terminaria em Paris. Entretanto, como a viagem de trem seria muito longa, e a única outra empresa que achei servindo a rota com voo direto era a Air France, que queria nada menos do que 700 Euros por passagem, decidi arriscar a Easyjet, cujas passagens custariam 50 e poucos Euros cada, além do adicional de bagagem. O bandito adiciona de bagagem.

Antes de ir para Veneza, fomos para Milão, onde comprei muitos livros de automobilismo. Já sabia que faria isso, por isso comprei peso adicional na Easyjet, que me permitiria viajar com 49 kg, ao todo. Acertei na mosca, pois ao checar a bagagem, nossas malas pesavam exatos 48,5 kg!

Tudo ocorreu sem percalços no check-in, até a hora do embarque. Eu estava com uma bagagem de mão e uma mochila nas costas, não cheia, porém com coisas importantes como minha camera. Minha esposa tinha uma bagagem de mão, e sua bolsa. Pois a mulher implicou com minha pequena mochila. Francamente, não entendo porque mulheres podem viajar com bolsas, e homens, não. Daí começou aquela discussão, efusivamente conduzida em italiano. A "donna" me explicava que ela não escrevia os regulamentos (como se eu não soubesse disso) e era assim que a Easyjet fazia as coisas, blá, blá, bla, e que minha mala de mão teria que ser despachada, e isto me custaria 55 Euros. Disse que não me importava em pagar, e no fim de tanta discussão, a mala foi despachada e não paguei nada. Terminou em pizza.

Não entendi porque não me deram esta informação no check-in, afinal de contas, era visível quantos volumes tínhamos. No final das contas, como eu já tinha quase atingido o limite de peso pago, foi melhor assim, pois despachar a tal mala de mão não me custou nada. O preço que cobram por kg no Aeroporto é 9 Euros, um tanto salgado. No site o preço por kg é bastante inferior.

Quanto ao voo, tudo normal, avião novo.  O voo saiu na hora, e chegou na hora. E as malas chegaram incólumes.

Eu viajaria de novo na Easyjet, obviamente em condições diferentes. Se você quer viajar pela Europa pela companhia, sugiro ter uma base numa cidade (preferivelmente onde fará mais compras, como Paris e Londres), deixar as bagagens pesadas lá, e viajar somente com o estritamente necessário. De qualquer forma, o tempo que economizamos viajando em avião de Veneza a Paris valeu a pena.

No comments:

Post a Comment