Monday, December 9, 2013

Dobro do preço, cinco vezes melhor

De modo geral, tendemos a achar que se algo tem o dobro do preço de um similar, a qualidade seria o dobro. Primeiro, é bem difícil quantificar qualidade numericamente. Os critérios são completamente subjetivos, pois o que agrada a um, não agrada a outro, etc, etc.

No que tange hoteis de Paris, posso dizer, com certo conhecimento de causa, que pelo dobro do preço de um hotel de uma certa faixa de preço você consegue quatro, cinco vezes mais qualidade, seja qual for o critério usado.

Se estiver viajando para esta linda cidade, lembre-se que hoteis que custam uns 150 dólares a noite não passam de pulgueiros. Podem estar em locais lindos, próximos da Torre Eifell, ao lado do metro, na rua Rivoli, porém, são pulgueiros. São inseguros ativa e passivamente, têm poucos ou quase nenhum funcionário, têm moveis velhos e no máximo, para enganar um pouco, uma TV a plasma e secador no banheiro.

Vejam só, me recomendaram um hotel próximo da Sorbonne, o Hotel de College de France, que custava somente 125 Euros por noite, incluindo direito  a um "romântico" terraço.

É verdade que a localização do hotel é boa, porém, esta é a única coisa que milita a seu favor. Pequeno,  o CDF tem aparência de hotel de beira de rodoviária brasileira, ou coisa pior! O elevador, é o esperado elevador caixa, no qual só cabe uma pessoa com bagagem e olhe lá. Não é necessário dizer que o porteiro também é o concierge, o segurança e manutenção, tudo ao mesmo tempo.

O quarto parecia mais um oitavo. O banheiro até que era razoável, recém reformado, porém, grudado na cama. Qualquer odor mais pungente produzido ali impregnava cada centímetro do resto do quarto. A ubíqua TV a plasma dava o único sinal de modernidade ao "oitavo", e o romântico terraço era uma piada de muito mau gosto e minimalismo, completado por um carpete que certamente já viu muitos verões.

Resolvi sair dali depois de três minutos no hotel. Pelo menos os caras foram razoavelmente decentes, e embora tenha reservado cinco noites, só paguei por duas, incluindo a noite que passamos lá. Contamos cada minuto que passava para sair dali. Consegui reservar quatro noites no delicioso Hotel Novotel Les Halles, somente pelo dobro do preço.

Dobro do preço, porém, cinco vezes melhor! Tudo novo no quarto espaçoso e bem projetado e decorado. Toilete separado da área de banho e afastado da cama, garantindo o bem estar olfativo dos ocupantes. Máquina de Nespresso no quarto (não cobraram pelo uso). Frigobar bem estocado. Móveis de bom gosto, banheira e chuveiro de primeira, com água quentinha. Armários espaçosos, travesseiros extras, sofazinho confortável, enfim, um senhor quarto. Como nem tudo é perfeito, o cofre não estava funcionando bem, porém, mandaram alguém resolver o assunto em menos de cinco minutos.

Diversos elevadores espaçosos, room service 24 horas por dia, bar aberto a noite inteira, seguranças além de atencioso pessoal de recepção, mini-academia, além de um suntuoso café da manhã, incluído na diária escolhida. E a área tão boa quanto à do CDF.

Enfim, fica aqui o aviso. Hoteis "charmosos" e baratinhos em Paris são moquifos.      

No comments:

Post a Comment