Saturday, March 2, 2013

A nova American Airlines - não tenho certeza se gosto

Pelo menos assim penso do programa de fidelidade, AAdvantage.

Sempre gostei do programa de fidelidade AAdvantage. Premiação generosa, site fácil de gerenciar e usar, sem muitas regras e enganações. As regras eram cumpridas e sempre que desejei marcar uma viagem com o programa, tive sucesso.

Em comparação, programas de outras empresas, como o da nossa querida TAM, são um verdadeiro desastre. Milhas que se dissolvem como água no Saara, um volume estúpido de pontos necessários para obter qualquer tipo de premiação que valha a pena, são algumas das características do programa de fidelidade da empresa brasileira. Somente executivos que viajam 30 vezes por ano ganham alguma coisa.

De modo geral, as passagens da AA têm sido muito caras nos EUA nos últimos 8 anos. Assim, geralmente acumulo milhas em minhas viagens a Europa e outros locais, e uso-as em viagens para o Brasil.

Foi exatamente o que tentei fazer hoje, com maus resultados.

Primeiro, o novo site do AAdvantage é difícil de navegar. Bonitinho, mas ordinário. Não gostei. Sei que um dia acostumo, mas até pessoas amputadas um dia se acostumam com a falta da perna. Acostumar não significa boa qualidade.

Daí, me dei conta de que as datas em que pretendia viajar, a inicial estava no OffPeak, a volta, no Peak. Achava que iria gastar somente 40 mil milhas, porém, me dei conta de que precisaria de 60. Regras são regras, e aceito-as, e tinha os pontos.

Comecei a buscar voos para as datas que desejava, e o site me deu um mundo de opções, inclusive estapafúrdias conexões. No meio destas, achei três voos diretos de Miami para São Paulo.

Para minha desagradável surpresa, o site então recalculou a necessidade de milhas, dizendo que nas datas pretendidas (sem nenhum feriado), eu precisaria de 125 mil milhas por perna!!! Isto para viajar espremido na classe econômica com um monte de crianças chorando e gente conversando a altos brados a noite inteira! Conclui que os voos deveriam estar cheios, lotados de sacoleiros ávidos por espalhar suas muamba Brasil afora, dai a necessidade de maior pontuação. Lei da oferta e procura.

Fulo da vida, desisti da empreitada. Chamamos para uma agência especializada em Brasil, e achamos passagens  por 925 dólares, na TAM. Daí, como bom ex-cientista, resolvi fazer um teste, e procurar o preço pela American. Para minha grande surpresa, os preços da AA só estavam 30 dólares mais caros, e havia muito espaço nos voos!!!!!!!!!!!!!!!!

Resolvi ainda assim viajar pela American, pois acho que vou conseguir usar as milhas em alguma viagem para um lugar legal.

Fica aqui um recado para a AA. Não uso o cartão de crédito da AA, nem tampouco minha fidelidade à AA não se deve a outro fato, senão o acúmulo de milhas. E não acumulo milhas para obter assinaturas de revistas, mandar flores para qualquer lugar, nem tampouco viajar para lugares maravilhosos como San Pedro Sula ou Guaiaquil.

Se o programa  AAdvantage ficar igual ao programa de Fidelidade da TAM, a American pode esquecer minha fidelidade. Viajo em qualquer companhia.

No comments:

Post a Comment